sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Impacto da Internet na Sociedade

Atualmente o uso da internet tem modificado a forma de vida da população.

Quem hoje em dia que consegue ficar longe dos seus e-mails (pois muitos têm mais de um correio eletrônico), de suas páginas em sites de relacionamento, sites de notícias onde nos fornecem informações do mundo inteiro atualizadas em tempo real, etc.
Essa é a realidade discutida no texto “O Impacto da Internet na Sociedade” do autor Antônio Carlos Mattos.

Mattos em seu livro "Sistema de Informação: Uma visão executiva", nos apresenta esse breve texto, que tem por objetivo discutir a influência da Internet na sociedade e na vida das pessoas. O autor demonstra uma visão muito positiva e um tanto visionária em relação ao uso da internet em situações da vida cotidiana como as relações de trabalho, o convívio social, mudanças culturais, maior liberdade e privacidade em relação as ações particulares, treinamento de situações que antes eram impossíveis de serem previstas e facilitação de ações do dia-a-dia, como as idas ao banco, mercado, funções que precisam de tempo e dedicação e que seriam simplificadas pela internet.

Fazendo uma breve análise diante do texto e do assunto discutindo em sala, podemos observar um certo tom de “idealismo”, ao nosso ver, colocado nas palavras do autor.

Concordamos com suas palavras quando o mesmo faz menção ao aumento do uso da internet e a falta de profissionais habilitados, conforme dados oferecidos pela Associação Americana de Tecnologia da Informação e todo seu contexto quanto ao desemprego tecnológico.

Porém acreditamos que o autor prestou informações não condizentes com a realidade que conhecemos quando sinaliza sobre as diferenças entre o mundo real e o mundo virtual. Observamos que nem todas as diferenças, por ele apresentadas, são reais, principalmente quanto ao sigilo dos dados dos usuários na internet, onde não identificamos tanta segurança assim. Na realidade as pessoas cada vez mais expõem suas vidas e de suas famílias, passando muitas vezes, dados pessoais como endereços, locais de trabalho, postando fotos, etc.

Ao usarmos a Internet e suas ferramentas, principalmente no Serviço Social, devemos ter muita cautela, para que nossas ações não se tornem mecanizadas, para que ao usarmos as ferramentas tecnológicas não sejamos controlados por elas, por causa de sua praticidade na vida cotidiana. O sentido aqui é como o já dito anteriormente neste mesmo blog: utilizar a internet/tecnologias de informação como um instrumento!

Racionalizar e entender que mais que um meio que nos utilizamos para conversar, trocar e-mails ver vídeos e fotos, devemos ter a consciência de tudo o que está nas entrelinhas quando se fala nisso: os aspectos de envolvem são múltiplos, e vale citar aqui, principalmente o econômico, pois a internet não deixa de ser produto – e mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário