sexta-feira, 18 de março de 2011

Sistemas de Informação

Bom dia, de novo
essa é a última postagem do dia, prometemos!!!

Um sistema de Informação nada mais é do que um sistema utilizado para processar dados e informações.
Cabe aqui fazermos uma breve explanação sobre alguns desses termos:

SISTEMAS: são constituídos por uma coleção de objetos trabalhados juntamente com a relação lógica entre esses objetos. Trazendo para o âmbito do Serviço Social, podemos exemplificar um Sistema como sendo a utilização de instrumentais do Serviço Social (entrevista, visita domiciliar, etc) – que seriam os objetos – e o significado dessa utilização para a obtenção de resultados interventivos, através do entrelaçamento das informações obtidas (considerando que os dados já foram interpretados pelo Assistente Social) – relação lógica.

DADOS: são armazenados em forma de arquivo, através de uma sequência de bits (códigos binários), sem qualquer significado para as pessoas ou computadores.

INFORMAÇÕES: são os resultados da interpretação dos dados feita pelo homem. Ou seja, o homem atribui significado aos dados.


Para que esse sistema se constitua, é necessário que exista uma interligação entre os módulos de comunicação, de controle, as memórias e os processadores, através de uma rede que utilize uma mesma linguagem.
Dentre estas quatro unidades inerentes ao funcionamento de um Sistema de Informação, temos:

MÓDULO DE COMUNICAÇÃO: seria o meio onde se consegue a troca de informações entre emissor e receptor através de uma linguagem comum.

MÓDULO DE CONTROLE: trata-se do processamento de dados e informações com um objetivo específico.

MEMÓRIA: é um dispositivo físico onde se armazena dados durante um determinado tempo.

PROCESSADOR: é o dispositivo que realiza a transformação dos dados de entrada em dados de saída.


Até mais, bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário